Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Memories


Às vezes me pego pensando nas coisas que poderiam ter sido e não foram. A nossa mente está repleta de momentos, situações, pessoas, de cheiros e até de músicas que nos marcaram, e são essas memórias que convivem conosco em dias nostálgicos e vazios. Lembrar nossas experiências nos deixa vivos. Que graça teria não ter histórias para contar? Lembrar o que vivemos é importante para continuarmos existindo, faz parte da nossa história e, em alguns casos,  também é fundamental para não cometermos um mesmo erro do passado.

A nossa memória é seletiva. Ela nos protege contra o saturamento de imagens,  idéias e pensamentos. As emoções de aversão, tensão e medo,  bloqueiam as janelas das memórias; as emoções felizes e prazerosas, as abrem. E se a nossa memória não fosse seletiva? Simples palavras como "cachorro", "irmão", "medo", nos levariam a acessar milhões de dados gravados referentes a elas, congestionando assim nossa mente.

Mas como nem tudo são flores... nossa mente não arquiva somente os bons momentos! Grande parte das pessoas, em algum momento da vida,  já experimentaram sentimentos como mágoa e rancor. Entretanto, cabe a cada um dar o devido tratamento, pois quanto maior o tempo remoendo estes sentimentos, mais negativo e prejudicial eles se tornam à pessoa.

Cultivemos sentimentos ruins e seremos pessoas amargas e doentes; filtremos pensamentos ruins e cultivemos pensamentos positivos e teremos uma vida serena e mais feliz.

Pratique o desapego com a memória. Jogue fora  lembranças que não lhe deixam caminhar pra frente, que lhe causam mal, que não lhe acrescentam em nada. Você precisa delas para quê? 
Ainda temos muito a viver, muitas folhas em branco a preencher, muitos sonhos a alimentar... Esvazie os pensamentos ruins da mente para que histórias melhores ocupem esse lugar! 

Um comentário: